O pequeno Thomas, de quatro anos de idade, ficou impressionado na tarde desta segunda-feira, 07, com o que viu.
Com os olhos arregalados de contentamento se aproximou. Thomas não foi o único que ficou cara a cara com o veículo turístico que está exposto na Avenida dos Ferroviários, a conhecida Perimetral.
Desde o fim de semana, dias 05 e 06, a réplica da locomotiva 310, a famosa Maria Fumaça, tem chamado a atenção dos moradores de Porto União e visitantes.
De acordo com Alice Schnornberger, Secretária de Cultura e Turismo, a réplica foi um presente para o Município.
“É linda, concorda? Ganhamos da equipe do Colégio São José. A locomotiva vai compor a decoração de Páscoa de Porto União. O espaço ganhará um coelho e flores. A comunidade é bem-vinda a conhecê-la”, conta.
Segundo Alice, a cópia fiel daquela que transportava junto com os primeiros moradores os seus sonhos e ideais de vida oferta agora aos moradores e visitantes uma incomparável viagem ao glorioso passado da cidade.
Locomotiva 310
Construída nos Estados Unidos em 1913, a locomotiva é uma das poucas máquinas a vapor existentes no Brasil. Sua caldeira é tocada a lenha e o estoque de água e madeira fica no compartimento traseiro, chamado “tender”.
A 310 fazia principalmente o trecho entre Porto União, União da Vitória e o porto de São Francisco do Sul. Em 1977, deixou a ferrovia para fazer parte da paisagem da Praça Visconde de Nácar, onde ficou exposta por 28 anos em homenagem aos ferroviários e a ferrovia, que tornaram União da Vitória a quarta maior economia do Paraná no início do século XX.
* Saiba mais no endereço eletrônico visiteuniao.com.br