Sinalizadores mapeiam atrativos em União da Vitória

·
Atualizado há 7 anos

Na Catedral, placa já está colocada: informações sobre a história, com datas e nomes estão na frente da igreja. (Foto: Mariana Honesko).
Na Catedral, placa já está colocada: informações sobre a história, com datas e nomes estão na frente da igreja. (Foto: Mariana Honesko).

Em uma ação da prefeitura de União da Vitória, por meio da Secretaria de Turismo e da Secretaria de Planejamento, acontece em toda a cidade, em vários pontos dela, a instalação de 60 novas placas turísticas no município. Padronizadas em um layout vertical, elas são instaladas próximas dos pontos de interesse público e trazem informações dos locais que o turista pode visitar. As placas são confeccionadas em material de aço galvanizado pintado e vidro temperado, e muito resistentes. Além disso, destaca-se toda a sinalização turística instalada nos perímetros urbano e rural do município, inclusive nas rodovias BR 153 e BR 476. “São placas interpretativas, os totens, que indicam os principais pontos turísticos e históricas do município”, ressalta o secretário de Planejamento, Clodoaldo Goetz.

Conforme a assessoria de imprensa da prefeitura, o investimento total do projeto é de R$ 445.294,49, frutos de um repasse federal ainda em 2013 do Ministério do Turismo e que, desde 2016, estava paralisado devido à falta de anuência no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). A secretaria de Planejamento fez as correções no projeto em 2017, instalando 60 placas de trânsito com informações turísticas e finalizando agora com mais 60 interpretativas espalhadas por toda a cidade. “Estamos na fase final, faltando cerca de 15% para finalizar”, explica Goetz.

De acordo com o prefeito de União da Vitória, Santin Roveda, a ideia não é apenas orientar o público, mas também valorizar os locais e empresas que fazem União da Vitória um município pujante. “Nossa história é contada pela presença de instituições e empresas que são frutos do trabalho de pessoas abnegadas. Estas placas também homenageiam aqueles que acreditam em nosso município e o torna ainda mais especial”, destacou. A expectativa é a de que até o dia 30 de maio, todas as placas estejam em seus endereços corretos. “Doze placas já foram instaladas e, na próxima semana, vamos instalar outras 18. Até o final de maio, vamos instalar as outras 30. São placas com descrição sobre o monumento, do centro da cidade, mas também temos placas para as zonas rurais, como as cachoeiras, por exemplo”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Valter Cano.