União da Vitória elege suas 7 Maravilhas!

·
Atualizado há 3 horas

A ATEMA (Associação de Turismo e Meio Ambiente do Vale do Iguaçu) e os municípios da Região Turística Sul do Paraná divulgaram nesta sexta-feira, 22, o resultado oficial da votação que conquistou as 7 Maravilhas de União da Vitória.

Com ampla participação popular, a iniciativa destacou os principais símbolos históricos, culturais e naturais da cidade.

Conheça os 7 eleitos:

1º Morro do Cristo – 374 votos (60,2%)
A estátua possui 27 metros de altura e está fixada sobre um pedestal de 6 metros que abriga no seu interior uma capela.A estátua está localizada em um dos morros mais altos que cercam o município, a 928 m acima do nível do mar. O acesso é feito por uma escadaria de 219 degraus.

2º Escadaria em Mosaico – 199 votos (32%)
Com 227 degraus que contam, em mosaicos coloridos, a história de União da Vitória desde a colonização, passando pelos tropeiros. Mostra a beleza e a violência do Rio Iguaçu; a tristeza e as vitórias da Guerra do Contestado; os monges da Região.

 

3º Maria Fumaça 310 – 175 votos (28,2%)
Construída em 1913 nos Estados Unidos, esta locomotiva a vapor é uma das poucas ainda existentes no Brasil. Recentemente restaurada, a Maria Fumaça 310 promete voltar a circular, oferecendo passeios turísticos históricos.

Maria Fumaça (Arquivo JOC)

4º Ponte do Arco – 138 votos (22,2%)
Também chamada de Ponte Manoel Ribas, esta estrutura de 200 metros de extensão sobre o Rio Iguaçu é um cartão-postal da cidade. Situada na PRC-476, a ponte encanta pelo seu design imponente e funcionalidade.

Ponte dos Arcos de União da Vitória foi reformada pelo DER/PR

5º Catedral Sagrado Coração de Jesus – 115 votos (18,5%)
Inaugurada em 1926, a Catedral é um marco religioso e atualizado no centro da cidade, localizada em frente à Praça Coronel Amazonas. Sua torre foi concluída em 1930, tornando-a um símbolo da fé católica na região.

6º Estação Ferroviária – 84 votos (13,5%)
A construção da estação em arco e no estilo Art Déco, foi idealizada para “sarar as feridas da guerra”. Tem as bases da grande estrutura construída uma no Paraná, outra em Santa Catarina. Busca a “união” das cidades divididas. É uma das estações mais belas e singulares do interior do Brasil. Possui um túnel para pedestres ligando as duas cidades. A construção foi concluída durante o Governo Vargas, em 1941.

 

7º Igreja Matriz Ucraniana 77 votos (12, 4%)
Idealizado por Dago Woehl, o parque é um verdadeiro mergulho na história da ocupação do Vale do Iguaçu. Com paisagens naturais preservadas, o local combina memória e beleza em meio à mata nativa.

 

Igreja do rito oriental é ucraniana