3º Encontro de Proteção Animal repete sucesso de público

A intenção foi chamar a atenção para o combate à violência contra animais. O evento aconteceu no domingo, na Estação União

·
Atualizado há 12 anos

Público presente no evento com seus animaizinhos de estimação

A Estação União virou palco de um grande evento no domingo, 21. O que se via no local eram animais exibindo o carinho de seus donos. De que maneira? É simples.

O bem estar dos animais era nítido. Pelagem brilhante e cauda balançando.

Apaixonados por animais estiveram reunidos no 3º Encontro de Proteção Animal. É claro que os convidados especiais da festa não poderiam faltar: os animais de estimação.

De acordo com a professora Marlene Goulart Jakubiw, representante do União dos Protetores Independentes do Vale do Iguaçu, o público compareceu em número expressivo com demonstração, dedicação e amor para com os seus bichinhos de estimação.

Benção com Frei Pedrinho

O evento no ano passado foi um sucesso, sendo uma promoção do União dos Protetores Independentes do Vale do Iguaçu, em parceria com a Fundação de Saúde de União da Vitória (Fusa), prefeitura, diferentes instituições voluntárias, de ensino e organizacionais; além da participação efetiva da comunidade. O objetivo principal do evento foi defender as formas de proteção dos animais.

São Francisco de Assis
No dia 4 de outubro celebramos o Dia de São Francisco de Assis. Ele é considerado o protetor dos animais. Segundo Marlene, o evento é uma homenagem ao São Francisco.

Atividades
O evento foi dinâmico. Trouxe uma programação repleta de atrativos. Às 14h30, aconteceu a Benção dos Animais com a participação do Frei Pedrinho. O público também contou com as barracas de Informações: Koala, União dos Protetores Independentes, Uniguaçu, Copel, Sanepar, Corpo de Bombeiros, entre outros. O evento contou também com a divulgação da Guarda Responsável.Premiações aos participantes
Os bichinhos de estimação participaram de concursos: o cão mais idoso, o cão mais enfeitado, o menor cão, cão que superou deficiências, gato mais peludo, animal exótico, entre outras. Os animais foram presenteados e o proprietário recebeu um certificado de participação do evento.

Mel estava toda enfeitada

Mel e Shake
Ivone e Bruna Wolksiski, mãe e filha, levaram os seus bichinhos de estimação para participarem do 3º Encontro de Proteção Animal. Ivone levou seu cãozinho Shake, um poodle toy. Bruna enfeitou a simpática cadelinha Mel, da raça shiatsu para participar do concurso. Mel estava linda. Sua pelagem contou com vários pontos de strass para chamar a atenção. Coroa e laços também fizeram parte da produção do animal. “Para mim a Mel é como uma filha”, admite Bruna.

Proteção animal
A União dos Protetores Independentes do Vale do Iguaçu realizou no mês passado reuniões com os candidatos a prefeito de União da Vitória e Porto União aos quais entregaram por escrito e protocolado uma série de reivindicações e idéias para serem aplicadas em suas futuras administrações na área de proteção animal. O grupo é formado por voluntários que, com seus recursos próprios, tentam amenizar o sofrimento dos animais abandonados nas ruas das duas cidades.

“Mas a medida que o nível cultural da população melhora, as consciências também mudam, e políticos que daqui em diante derem de ombros a este assunto que gerou um movimento comportamentista o qual vem ganhando adeptos de vários níveis sociais e com formação didática em muitas áreas do conhecimento podem estar caindo no pior inferno político possível, que é a antipatia popular, já que os protetores que militam nesta causa nobre vêem de todos os segmentos sociais e contam com a simpatia da grande maioria da população.

Animais em estado de penúria perambulando pelas ruas entregues a própria sorte são um ótimo termômetro moral da sociedade em que vivem e padecem. O descaso com que são olhados é o mesmo descaso com o qual nós humanos nos trataremos no futuro, se é que no presente isto já não é realidade”.

(Fotos: Wannessa Stenzel)