De acordo com o Indicador Serasa Experian de Tentativas de Fraude, a cada 16 segundos um consumidor brasileiro é vítima de tentativa da fraude conhecida como roubo de identidade, em que criminosos usam dados pessoais de vítimas para obter crédito com a intenção de não honrar os pagamentos ou realizar um negócio sob falsidade ideológica.
Segundo o Indicador, de janeiro a junho deste ano foram registradas 989.678 tentativas de fraudes como essa no país. O número é o maior já registrado desde 2010, ano em que a Serasa Experian iniciou a medição.
Setor de serviços
O segmento que apresentou o maior número de tentativas de fraude de janeiro a junho de 2012 foi o setor de serviços, composto por seguradoras, construtoras, imobiliárias e serviços gerais (empresas que vendem pacotes turísticos, salões de beleza, entre outras), com 37% do total, seguido por telefonia (30%), bancos e financeiras (19%), varejo (12%) e outros (2%).
Para evitar fraudes
O empresário Reginaldo Araújo, que atua no ramo de informática, afirma que é preciso ter cuidado com os dados dispostos no computador. Vale dizer que a tecnologia tornou a vida mais cômoda, mas também criou novas modalidades de fraude. Bandidos cibernéticos registram endereço eletrônico parecido com o do banco e fazem uma página igual à da instituição. É apenas uma armadilha que conta com a distração de quem navega pela internet.
Reginaldo afirma que o perigo está no computador pessoal. Ele afirma que deve se evitar empréstimo, pois mal intencionados podem contrair os dados dispostos na máquina; deve-se evitar também a utilização de computadores públicos para lidar com senhas. “Todo o cuidado com o mundo virtual é pouco. Não se pode acreditar em tudo que lhes é enviado por email e/ou outras formas”, afirma.