Todo motorista que se preze sabe que os amortecedores são importantes para o conforto dos veículos. Entretanto, poucos têm noção do papel dessas peças na segurança. Os amortecedores controlam o movimento das molas e mantêm a aderência dos pneus ao solo, garantindo estabilidade.
Testes mostram que, em más condições, podem comprometer a frenagem, provocar aquaplanagem e aumentar o cansaço de quem dirige. Por isso, é fundamental saber quando trocá-los e o que fazer para aumentar a vida útil.
Os amortecedores são fabricados para durar, em média, 40 mil quilômetros. Mas isso depende das condições em que o motorista anda. Para um veículo que circula somente no asfalto, por exemplo, a durabilidade tende a ser maior do que carros que trafegam somente em paralelepípedo ou estradas de chão.
Além dessas variáveis de terrenos, algumas dicas podem ajudar na durabilidade dos amortecedores. Uma delas é diminuir a velocidade quando andar em estradas muito esburacadas. Assim, as peças vão trabalhar com menor trepidação. Outra medida é fazer revisões periódicas a cada 10 mil quilômetros ou 6 meses, dependendo do plano de manutenção do seu veículo para avaliar se as demais peças da suspensão podem estar danificadas.