Por Mariana Honesko
Italina Paglia vai passar as festas de final de ano com a filha e netos. Moradora do município de Cruz Machado, a aposentada embarcou ontem para Joinville (SC). “Vou ficar para o Natal e acho que o janeiro todo”, sorri. A aposentada endossa uma lista especial. De acordo com as empresas que exploram a venda de passagens nos terminais de União da Vitória e Porto União, os idosos são os que mais têm procurado os guichês. A busca garante passagens gratuitas nas linhas interestaduais. Segundo os profissionais da Reunidas, os mais velhos procuram especialmente as cidades do litoral e as capitais. São Paulo, para este grupo, lidera o ranking. “O movimento é intenso especialmente a partir do dia 18 até o final do Carnaval”, contam os agentes de viagem da empresa.
Em União da Vitória, várias empresas já sinalizaram que terão carros extras. A Reunidas e a Pluma devem oferecer o serviço. “Na verdade, as passagens que ainda temos é para os carros extras”, confirma o agente de vendas, Gilvan Rosa do Nascimento, da Reunidas.
Quem deixar para a última hora pode ter seus planos frustrados: a partir do dia 22, vários destinos já não terão mais passagens disponíveis. Na Pluma, as cidades gaúchas são as mais procuradas. O movimento, que já é bom, deve ficar ainda melhor a partir da próxima semana. “O pessoal está procurando as passagens e deve fazer isso muito mais nos próximos dias”, sorri a agenciadora Adriane de Fátima Brizola Albani.
Especialmente no período de férias, crianças e adolescentes aumentam a lista de passageiros. Há regras para o embarque e a maioria depende do consentimento dos pais. Aos 16 anos, Thailon Pilatti, embarcou ontem para a casa do pai, que mora em Concórdia. Com ele, o estudante vai passar suas férias. “Viajo desde os 12 anos sozinho. Não tem erro: chego lá e ligo pra ele”, sorri.
Alguns guichês disponibilizam material informativo, que orienta os procedimentos corretos para o embarque. O comportamento de Thailon está correto: adolescentes, com idade entre 12 e 18 anos, podem viajar sozinhos para qualquer lugar do País. Basta, contudo, a apresentação da Certidão de Nascimento ou de qualquer outro documento de identidade oficial.
Sudeste dispara na preferência
Os municípios de Ilhabela (SP), Tiradentes (MG) e Vitória (ES) na região Sudeste, estão na lista dos 18 destinos que mais se desenvolveram nos últimos dois anos no País. As regiões ampliaram o investimento no setor e garantem mais público e melhores condições. A informação é do Ministério do Turismo.
Para viajar desacompanhadas, crianças com até 12 anos precisam de autorização judicial. Neste caso, os pais precisam ir até o Fórum para conseguir a licença.
Bebês precisam ter Certidão de Nascimento, original ou autenticada. Caso contrário, não embarcam.
Nas viagens marítimas, áreas ou rodoviárias para países do Mercosul, crianças e adolescentes devem ter Carteira de Identidade.