Bolsa Família é antecipado para vítimas das chuvas em Santa Catarina

·
Atualizado há 11 anos

bolsaO Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) antecipou o pagamento do Bolsa Família neste mês de outubro para 19.405 famílias de Santa Catarina que sofrem com as das fortes chuvas que atingem o estado. A medida abrange 23 municípios catarinenses que declararam situação de emergência ou calamidade pública. Entre eles estão Canoinhas com 1.641 famílias e Três Barras com 1.332 famílias beneficiadas.

Com a decisão, as famílias podem sacar o benefício em qualquer data, independente do calendário de pagamento. “Ao quebrar o escalonamento para o pagamento dos benefícios, nosso objetivo é amenizar a situação de emergência que as famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família estão enfrentando nesses municípios”, afirma Caroline Paranayba, coordenadora geral de Concessão e Administração de Benefícios do MDS.

Caso o beneficiário tenha perdido o cartão, poderá fazer o saque com a Declaração Especial de Pagamento, que é emitida pelo gestor municipal do Bolsa Família. O documento tem validade de 60 dias e pode ser apresentado em substituição ao cartão.

Essas medidas especiais buscam amenizar os impactos negativos provocados nas famílias beneficiárias do programa de transferência de renda. Qualquer estado pode solicitar este apoio aos municípios que se encontrem em situação de emergência ou calamidade pública. Basta que o coordenador estadual do Bolsa Família envie ofício ao MDS.

Chuvas

Santa Catarina passou o final de semana em estado de alerta. Segundo a Defesa Civil, mais de quatro mil pessoas estão desabrigadas ou desalojadas em 56 cidades prejudicadas pela chuva.