Por Mariana Honesko
Nem o sorvete resistiu ao calor forte que desde o início da semana cobre a região. Mal foi colocado na casquinha, rendeu-se aos efeitos do sol. Para quem trabalha na venda do refresco, o Verão intenso é sinônimo de boas vendas. Em média, segundo as atendentes de um quiosque no centro de União da Vitória, 500 sorvetes são vendidos todos os dias. “Fora o sunday, que o pessoal prefere porque não derrama”, sorri, Jussara Mello. A estudante, Gisele Borges escolheu o doce para espantar o calor na tarde de ontem, 23. “Está muito quente”, confirma.
De fato, os dias estão muito quentes. Conforme o site de previsão do tempo do Simepar, as temperaturas máximas passam dos 30º desde segunda-feira. Ontem, contudo, os sensores dos veículos denunciavam muito mais e davam uma pequena mostra da sensação térmica sentida longe dos aparelhos de ar-condicionado: em média, a marcação era superior aos 40º. “Estamos com uma massa de ar quente já há vários dias na região que vai desde a Argentina, passa pelo Sul do Brasil, está na região Centro Oeste e Sudeste. Essa massa mantém as temperaturas elevadas, acima da média no Paraná todo. Em União da Vitória, não é diferente”, explica o meteorologista, Tarcízio Valentin da Costa.
Mas, os dias quentes estão contados. O calor forte deve começar a dar adeus amanhã, 25, quando os termômetros marcam “apenas” 24º como temperatura máxima. “A temperatura vai mudar por conta da passagem de uma frente fria no Estado. Para domingo ou depois, ela deve ficar bem abaixo do registrado nesta semana”, confirma o profissional do Simepar. Mas, a sensação de calor deve ser tendência para toda a estação.
Acompanha o efeito a incidência extrema dos raios ultravioletas. “Nesse período, com ausência de nebulosidade, a incidência dos raios é maior. É uma situação que não tem como prevê se vai durar por muito tempo”, informa Valentin da Costa.
Depois de um período de estiagem, onde o nível do rio Iguaçu chegou aos 1,74 metros, a “safra” é positiva. De acordo com o site da Companhia Paranaense de Energia (Copel), o rio media ontem 3,27 metros. Segundo a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), mesmo com o excesso no consumo de água, não houve prejuízos no abastecimento nas Cidades Irmãs.
Ainda assim, o pedido das equipes de manutenção é para consumo com moderação. “Pedimos que a população use a água com consciência. Temos muitas pessoas de férias neste período e especialmente a partir de fevereiro, quando as pessoas voltam das férias e no retorno das aulas, haverá ainda mais consumo”, comenta o gerente em exercício do escritório da empresa, Edson Michaloski.
Escritório da Sanepar em reformas
Deve durar três meses a intervenção no imóvel que abriga o escritório em Porto União da Sanepar. Segundo o gerente em exercício, a ação ocorre especialmente no telhado. O atendimento aos clientes, contudo, segue normal e no mesmo endereço. No mesmo terreno, um escritório está montado para dar assistência aos pedidos dos consumidores.