CHUVAS EM SC: Defesa Civil faz ajustes em sistema de alerta climático

·
Atualizado há 7 anos

As chuvas das últimas duas semanas em Santa Catarina reforçaram a importância do sistema de alerta via SMS, aberto pela Secretaria de Defesa Civi do Estado em 2017. Com menos de um ano de operação, os técnicos da pasta detectaram a necessidade de alterações no projeto. A principal delas é o número de envios de mensagens para evitar que os alertas sejam ignorados pela população.

Por isso, nesta quarta-feira as equipes da secretaria se reuniram para alinhar pequenas mudanças no formato das mensagens. A principal delas é para que os textos sejam mais curtos e direcionados às regiões.

Outra preocupação da Defesa Civil é com a efetividade do serviço através das operadoras de telefonia. No começo de fevereiro o secretário estadual vai se reunir com integrantes da Anatel para discutir o assunto. Em alguns celulares os alertas têm chegado atrasado, o que prejudica o alerta. No Oeste do Estado, uma mensagem demorou oito horas para ir até o celulares dos moradores cadastrados.

Radares em funcionamento

Os dois radares meteorológicos do Estado, em Lontras, no Vale do Itajaí, e em Chapecó, no Oeste catarinense, estão em funcionamento nas últimas semanas e ajudaram na emissão dos alertas. Os dados emitidos pelos equipamentos, além das previsões da Epagri/Ciram, embasam os SMSs enviados por técnicos da Defesa Civil.

Nesta quarta-feira, foram enviados 19 mensagens para os celulares dos moradores cadastrados em diferentes regiões do Estado. A maioria deles alertava para chuvas intensas e deslizamentos.