Após reunião com moradores do interior de União da Vitória e representantes de entidades, articulada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais em parceria com a secretaria de Agricultura e realizada na semana passada, foi criada uma comissão para discutir intervenções da prefeitura. Nesta quinta-feira (17/07), no gabinete da prefeitura, o grupo conversou com o prefeito Pedro Ivo Ilkiv e definiu estratégias para a elaboração de programa municipal para atender produtores rurais prejudicados pelas cheias do Rio Iguaçu e afluentes.
De acordo com informações da Emater e Sindicato (entidades participantes dessa comissão), aproximadamente 100 famílias foram atingidas. Esses produtores são ligados aos ramos de produção de hortaliças, bovinocultura de leite, apicultura e piscicultura. Sobre os danos ocasionados, Pedro Ivo sugere detalhamento dos atingidos e proposta de ação. “Temos que fazer estudo disso e dar o apoio necessário para que possam se restabelecer, por meio de programa municipal”, orienta.
A sugestão inicial, da comissão e do prefeito, é fazer o repasse de adubo para horticultores e bovinocultores, alevinos para os produtores de peixe e caixas, para formação das colméias, aos produtores de mel. “Tendo em mãos esse levantamento vamos viabilizar a ajuda”, frisa Pedro Ivo.
Ficou decidido que o presidente do Sindicato, Waldir Cortellini, juntamente com a comissão e funcionários da Emater farão esses apontamentos que servirão de base para a constituição do programa municipal a ser votado pela Câmara de Vereadores e, caso aprovado, implementado pela prefeitura. O secretário de Agricultura, Marco Antonio Coradin, também irá contribuir com essa proposta.