Na manhã desta sexta-feira, 14, a Polícia Militar do Paraná (PMPR) publicou o edital de Abertura de Inscrições e Instrução para Provas de Habilidades Específicas para o Curso de Formação de Oficiais/2016. No total, são 100 vagas sendo 90 para policiais militares e 10 para bombeiros militares. A novidade para o CFO deste ano é que a aplicação das provas das 1ª e 2ª fases do vestibular da UFPR será regionalizada. Elas serão feitas nas cidades de Curitiba, Matinhos, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul.
“No entanto, é preciso lembrar que após a aprovação dos candidatos nas duas primeiras fases da UFPR, eles serão submetidos às Provas de Habilidades Específicas (PHE), as quais serão realizadas em locais a serem definidos”, Gilson Luiz Semmer, Chefe do Centro de Recrutamento e Seleção da PM. “A realização das PHE para os candidatos ao CFO será regulada por edital próprio da PMPR, futuramente, e serão aplicadas pela corporação”, completa.
O edital sobre o Curso de Formação de Oficiais (CFO) deve ser consultado pelo link http://www.nc.ufpr.br/concursos_institucionais/ufpr/ps2016/documentos/cfo/edital012016.pdf e a inscrição pode ser feita no período compreendido entre 14/08/15 e 16h de 14/09/15 pela Internet (www.nc.ufpr.br), mediante o preenchimento do formulário de inscrição, e será consolidada após o pagamento da taxa de inscrição ou após a homologação da isenção dessa taxa.
Neste ano, as provas serão realizadas em cinco municípios: Curitiba, Matinhos, Toledo, Palotina e Jandaia do Sul, locais onde serão aplicados a 1ª e 2ª Fase do processo seletivo. A primeira parte acontecerá no dia 08/11/2015, a partir das 14h, com duração de 5 horas. Já a segunda etapa está prevista para acontecer no dia 06/12/2015, também às 14h e com duração de 04h30min. Os locais de prova fecharão os portões às 13h30.
“Para a Corporação, a abertura de vagas se reveste de grande importância porque significa o prosseguimento dos trabalhos da APMG [Academia Policial Militar do Guatupê] e a continuidade das perspectivas de futuro para preenchimento de postos de comando. Estamos de braços abertos para receber novos interessados em ingressar nesta sesquicentenária instituição”, afirma o Comandante-Geral da Polícia Militar do Paraná, Coronel Maurício Tortato.
Os candidatos ao Curso de Formação de Oficial (CFO) deverão, no momento da inscrição, indicar em qual município desejam realizar a prova, dentre os locais previamente definidos para a realização do processo seletivo (1ª e 2ª fase).
A SELEÇÃO – O processo seletivo será regulado pela UFPR e consistirá de provas que avaliem, além do domínio dos conteúdos das disciplinas do ensino médio, as capacidades de articular ideias com clareza, de relacionar e interpretar fatos e dados e de raciocinar de maneira lógica. Depois, os candidatos serão submetidos às Provas de Habilidades Específicas (PHE) no âmbito da PMPR e reguladas por edital.
As PHE, de caráter eliminatório, serão compostas pelas seguintes fases: Investigação Social (IS), Avaliação Psicológica (AP), Exame da Capacidade Física (ECAFI) e Exame de Sanidade Física (ESAFI).
CFO – O curso de Formação de Oficiais (CFO), oferecido pela ESO, é disponibilizado todos os anos pela UFPR. As disciplinas fundamentais estão ligadas diretamente à vida militar, buscando adaptar os cadetes para o melhor cumprimento da sua atividade como policial militar e bombeiro militar. São diversos segmentos do direito, uso correto de armas de fogo, psicologia, estatística, educação física, direitos humanos e policiamento comunitário, além de técnicas de salvamento e prevenção de incêndios, entre outras.
Desde o início os alunos realizam estágios administrativos nos quartéis e, ao fim do curso, nas ruas. No último ano de formação, os cadetes fazem estágios operacionais supervisionados, nos diversos batalhões do estado e atividades da corporação.