Defesa Civil de Porto União realiza reunião do Conselho

·
Atualizado há 10 anos

reuniao-conselho-defesacivil-portouniao
(Foto: Divulgação).

Com o nível do Rio Iguaçu abaixo de sua situação de alerta, as pessoas abrigadas nos espaços públicos da Prefeitura de Porto União, já podem retornar para suas casas. A Defesa Civil Municipal que coordena todo esse trabalho, junto aos demais setores da Prefeitura realizou nesta quinta-feira, 03 uma reunião, para desfazer o conselho de Defesa Civil ativado desde o dia 07 de junho. A Defesa civil continuará atendendo as situações, com a sua equipe normal.

Nesta quinta-feira, 03, apenas 17 famílias permanecem em abrigos públicos. A disponibilização de um abrigo público precisou ser oferecida desde o dia 07 de junho, em decorrência da grande enchente que assolou a região, fazendo com que o Rio Iguaçu atingisse 8,13 m de altura, aproximadamente 5 metros acima do seu nível normal.

“Até segunda-feira, queremos resolver o retorno de todas as famílias que ainda estão fora de casa, porque ainda é uma questão de análise de cada situação, visto que em algumas casas não têm condições do retorno de imediato”, destaca o coordenador da defesa civil, Adhemar Lírio.

Durante esse período, além da atenção da Defesa Civil Municipal, as famílias foram atendidas pela Secretaria de Desenvolvimento Social e entidades parceiras do município.

Já foram realizadas 50 mudanças de retorno pela equipe da Central da Cidadania e Secretaria de Obras. No total foram efetivados 810 cadastros, totalizando 3240 pessoas que deixaram suas residências, atingidas diretamente pela enchente.

Os dados foram atualizados nesta reunião da Defesa Civil de Porto União.

As pessoas cadastradas foram e estão sendo acompanhadas pela secretaria de desenvolvimento social, recebendo o auxílio necessário conforme cada situação. Foram auxiliadas 600 famílias com cestas básicas e kit limpeza através da Defesa Civil.  Foram distribuídas aproximadamente 50 mil peças de roupas e 3 mil pares de calçados. Com toda a doação recebida de entidades, empresas e da população solidarizada com a situação foram repassadas mais alguns itens como fraldas, bolachas, panetones, linguiça, água, produtos de higiene e limpeza e brinquedos.

“Não pudemos fazer tudo o que precisava, mas fizemos tudo o que estava em nosso alcance. Quero agradecer a cada pessoa que auxiliou neste momento. Que Deus recompense a cada um de vocês por ter estendido a mão para a nossa população que mais precisava”, afirma o Prefeito Anízio de Souza.

FGTS

Nos próximos dias a Caixa Econômica Federal estará comunicando uma data para que as pessoas interessadas em retirar seu Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), possam autorizar essa oportunidade. Somente as pessoas, que tiveram suas casas atingidas diretamente pela inundação do Rio Iguaçu poderão fazer o saque do seu saldo no limite de R$6.200,00.

“Já estamos alimentando um sistema disponibilizado pela Caixa onde as áreas atingidas pela enchente estão sendo cadastradas. A partir daí cada caso será analisado e posteriormente comunicado pela Caixa Econômica, para que os procedimentos necessários sejam efetivados”, explica o secretário de administração, Paulo Buch.