Em reunião com diversas entidades e parceiros, a Defesa Civil decidiu pela interrupção da entrega de donativos neste final de semana. Retornando ao repasse dos kits de limpeza, dormitório, higiene pessoal e alimentos na terça-feira (15/07), quarta-feira (16/07) e quinta-feira (17/07) com mobilização de força tarefa em locais que ainda não receberam os donativos no sistema de ‘casa em casa’, com cadastro de cada beneficiário.
Ao todo, a Defesa Civil contabiliza a entrega de aproximadamente dois mil kits, que podem ter componentes diferentes, uns dos outros, devido a serem montados conforme os donativos recebidos. O repasse deles ocorreu em locais pré-determinados, na primeira fase. Posteriormente, duas equipes estiveram visitando as residências atingidas. Cada pessoa que foi beneficiada assinou recibo, visando o controle e tornar a ação transparente. Quem, por ventura, não estava em sua residência foi listado e terá direito a retirar os donativos, diretamente com as equipes ou então será informado posteriormente onde buscar. O grande número de famílias atingidas inviabiliza o retorno aos locais já atendidos.
Força tarefa
Grande parte dos atingidos já recebeu kit e cestas de alimentos, na residência ou nos locais de entrega disponibilizados pela Defesa Civil em diversas localidades. Moradores atingidos pelas enchentes e que não receberam donativos, por não estarem em suas residências durante o deslocamento das equipes, serão informados, posteriormente, da forma que deverão proceder para serem beneficiados. O intuito é atender regiões, ainda, descobertas do apoio.
Participaram, nesta sexta-feira (11/07) na prefeitura da reunião para definir essa estratégia de trabalho, representantes das secretarias de Administração, Assistência Social, Saúde, Educação e Obras, vereadores Clarito de Nivardo Barbosa e Carlos Humberto Topolski, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e 5º Batalhão de Engenharia e Combate de Porto União. Na segunda-feira cada um desses departamentos vai informar a quantidade de funcionários e equipamentos disponíveis para organizar a força tarefa dos três dias seguintes. Essa ação, também, servirá para encerrar os trabalhos e possibilitar o regresso a normalidade, para as entidades parceiras e departamentos da prefeitura deslocados para os serviços da Defesa Civil.