Deslizamento de barranco deixa Porto União e Irineópolis no escuro

Problema ocorreu próximo ao Rio Timbó. No início da semana, falta de luz atingiu mais de 4 mil ligações

·
Atualizado há 11 anos

Por Mariana Honesko

Queda de barranco comprometeu parcialmente abastecimento nos municípios
Queda de barranco comprometeu parcialmente abastecimento nos municípios (Foto/Divulgação Celesc)

Os danos já foram reparados, mas deixaram cerca de 4,5 mil ligações sem funcionamento no domingo e na segunda-feira. Segundo informações do escritório local da Celesc, Irineópolis e Porto União tiveram o abastecimento comprometido depois que um barranco deslizou, próximo do Rio Timbó, na divisa dos municípios, e atingiu os postes do alimentador que abastece a região. A recomposição do sistema exigiu a construção de um novo trecho de rede, com implantação de novos postes, instalação de equipamento e içamento de cabos. Os trabalhos foram concluídos no início da tarde de segunda-feira, 13.

Estado sem luz

Segundo a assessoria de imprensa da Celesc, os municípios de Papanduva, Santa Terezinha, Monte Castelo, Major Vieira, Rio Negro e Itaiópolis também enfrentaram no final de semana problemas com o abastecimento. “A Celesc reconhece que o atendimento elétrico na região tem sido inadequado, se solidariza com os consumidores e está concentrando esforços para normalizar o atendimento no menor tempo possível”, disse, em partes, a nota enviada à imprensa.

Ainda conforme o texto, a partir do dia 9 a situação ficou mais grave em virtude de um problema técnico ocorrido na subestação de Mafra, de onde partem os circuitos que alimentam outras subestações. De lá para cá, a empresa reforçou o número de equipes que trabalham na região e mobilizou mais de 50 profissionais nas operações. Mesmo assim, o sistema segue operando em condições anormais. A Celesc garante equipes de plantão nas regiões mais afetadas.