O prefeito de Bituruna decretou situação de calamidade pública neste domingo, 8, em função das fortes chuvas que caíram na região e provocaram inundações.
As chuvas começaram a cair em toda a região na quinta-feira, 5, provocando o aumento do volume de água de córregos e rios que cortam o município. A maioria deles transbordou, começaram a descer com grande quantidade de água barrenta.
Desde da 1 hora de domingo, 8, servidores da Prefeitura Municipal de Bituruna começaram a monitorar a situação dos moradores das ruas localizadas próximas à beira do rio, no centro da cidade e, também, nos bairros. Estas áreas começaram a correr o risco de serem alagadas. O nível da água do rio subiu e represou muitas áreas do município, a Prefeitura contabiliza á transferência de mais de 80 famílias alojadas em prédios escolares da cidade, e também famílias que mudaram para casas de parentes e amigos.
A prefeitura durante este período disponibilizou todos os seus caminhões e carros, juntamente com motoristas e garis, inclusive, os que estavam fora do horário de trabalho, para auxiliarem na remoção das famílias atingidas pelas águas do rio. Comerciantes e empresários, também, solidarizaram com a situação e auxiliaram nos trabalhos. Além dos carros, equipes das áreas de saúde e assistência social acompanham as famílias desabrigadas. As famílias sob responsabilidade do município recebem café da manhã, almoço e jantar, além de acompanhamento médico quando necessário. O prefeito municipal, José Constantino de Lara Ribas acompanha pessoalmente os trabalhos nas áreas afetadas reafirmando o total apoio do poder público municipal às famílias atingidas.
Ainda no domingo, o sol voltou a sair no fim da tarde e as águas do rio baixaram bastante deixando um rastro de lama e muita sujeira.
Da Assessoria