Nesta terça-feira, 10, as equipes técnicas da Celesc continuam as ações de restabelecimento de energia nas regiões afetadas pelos intensos temporais de sábado e domingo. Desde sábado à tarde, a Empresa tem trabalhado de forma incessante para normalizar o atendimento nos locais atingidos, porém, há registros de algumas localidades sem energia no Planalto Norte, Norte e Vale do Itajaí, especialmente em razão de alagamentos que persistem nas regiões, dificultando o acesso das equipes de emergência. Na Grande Florianópolis – castigada por fortes chuvas e ventos – o abastecimento encontra-se normalizado.
Confira como está a situação nessas regiões:
Norte
No interior de Corupá, às 11h30 desta terça-feira, 290 unidades consumidoras permaneciam sem energia, situação que deve ser normalizada nas próximas horas. O acesso às equipes de emergência só foi liberado nesta manhã. Entre as dificuldades, destaque para o rompimento de ponte no local e queda de barreiras.
Em Guaramirim, aproximadamente 170 unidades estão sem luz, e as equipes de eletricistas aguardam liberação de acesso para restaurar o sistema.
Em Jaraguá do Sul, os moradores de dois prédios residenciais estão sem energia, totalizando 170 unidades consumidoras afetadas. Nesses locais, as águas atingiram a garagem onde ficam os transformadores dos edifícios, e é necessário aguardar que a situação se normalize para restabelecer a energia.
Planalto Norte
Na manhã desta terça-feira, o nível do Rio Negro estava 13 metros acima do seu nível normal, sendo considerado nível crítico 7,50 metros, o que dificulta ainda mais o acesso das equipes aos locais sem fornecimento de energia. Em Mafra, 250 unidades dos bairros Vila Ivete e Vila Solidariedade permanecem desligadas por medida de segurança, pois a água atingiu os medidores nestes locais. A mesma situação ocorre em Rio Negrinho, com 137 unidades consumidoras desligadas.
No interior de São Bento, a prefeitura trabalha para liberação das estradas interrompidas por barreiras, o que permitirá que as equipes restabeleçam o sistema para cerca de 40 unidades que estão sem energia.
Em Rio Negro, município paranaense atendido pela Celesc, 500 unidades permanecem desligadas, também por medida de segurança, até que o nível das águas retorne à normalidade. Assim como nos outros locais inundados, persiste a dificuldade de acesso, incluindo interdição da ponte que liga o município à cidade de Mafra.
Vale do Itajaí
Nos municípios de Doutor Pedrinho e Rio dos Cedros restam alguns casos de consumidores sem energia. As equipes iniciaram os trabalhos assim que foi possível chegar ao local, e a previsão é que, até o final do dia, a situação esteja normalizada.