O governador Beto Richa determinou a instalação de uma unidade da Coordenaria Estadual de Proteção e Defesa Civil em União da Vitória, no Sul do Estado. O município foi um dos mais atingidos pelas chuvas do último final de semana e a prefeitura local decretou estado de calamidade pública.
O governador também liberou um helicóptero do Governo do Estado para ficar baseado na cidade. A aeronave deve atender a todos os municípios da região. Beto Richa já esteve em União da Vitória, e afirmou que as ações do Estado estão sendo reforçadas para dar suporte às necessidades da prefeitura e da população.
De acordo com a Defesa Civil, até a manhã desta quarta-feira grande parte da cidade permanecia alagada. A cheia do rio Iguaçu, que subiu quase 8 metros, afetou 52 mil moradores do município. No Estado, são cento e trinta e uma cidades em situação de emergência. Os prejuízos no Paraná foram estimados pela Defesa Civil em 500 milhões de reais.
Segundo o coronel Adilson Castilho Casitas, chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, os valores seguem sendo contabilizados, e o prejuízo real deve ter um valor bem maior. Mais de 490 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas no Estado.