Por Mariana Honesko
Disponibilizada no Portal Vvale, a enquete rendeu comentários, compartilhamentos e democratizou a opinião popular. Desde quarta-feira, 30, quando a série de reportagem que fala sobre o tema da unificação das Cidades Irmãs foi publicada, o assunto se tornou um dos mais comentados. Os números revelam a preferência pela unificação e o apoio para que Porto União integre União da Vitória.
Mas, há controvérsias. Internautas contrários à junção justificam sua posição mencionando as perdas e o impacto econômico que o corte no número de servidores públicos poderiam causar. A professora Aldair Wengerkiewicz Muncinelli, por exemplo, enviou à redação de O Comércio um artigo em que defende seu posicionamento contrário à união. “Sou contra e justifico”, disse no início de seu texto.
No Portal, outras manifestações endossam a bandeira de Aldair. É o caso de Ussiel Dias. “Sempre fomos uma só e vamos continuar sendo, pois cada uma tem a sua identidade e quem não estiver contente é só mudar, passar para cima da linha ou para baixo e pronto”, disse ele em parte de seu comentário no Portal Vvale. Outros ponderam a questão e entendem que uma eventual mudança envolve adaptações e impactos. “Impossível fazer o omelete sem quebrar os ovos, portanto o impacto inicial realmente existe, mas é insignificante perto dos benefícios gerados pela unificação. Tornar a cidade visível aos olhos do Poder Político e Econômico é a única saída para o desenvolvimento regional”, disse o internauta Vilson. Emerson Jaras também equilibra seu posicionamento. “Se caso fosse unificado, eu optaria por União da Vitória ir para o lado catarinense, pois a mesma, juntamente com Porto União, estaria entre as dez maiores cidades do estado catarinense”, defende.
Nas redes sociais o assunto continua sendo discutido. Em O Comércio, a matéria especial, que vai abordar o impacto na economia causado pela duplicidade de órgãos públicos será publicada na próxima semana.
Vote!
Números
Mais de 700 pessoas participaram da enquete até ontem
79% foram favoráveis à unificação
21% foram contra
77% acham que Porto União deveria ser ligada ao Paraná
23% preferem que União da Vitória seja incorporada com Santa Catarina
Por Aldair Wengerkiewicz Muncinelli
“Temos duas cidades de pequeno porte que, unidas, não conseguem formar uma de médio porte. União da Vitória, município líder do sul paranaense, localização próxima da capital, não recebe a merecida atenção para seu desenvolvimento econômico. Porto União, sob vários aspectos, destaca-se dentre os municípios do planalto norte catarinense: distante da capital, muito lembrado pelos políticos na busca e soma de votos. Há quem diga que Porto União fica no fim da linha, mas considero um começo, uma entrada para uma unidade federativa, a bela e Santa Catarina. Se estamos abandonados, nos dois lados dos trilhos, ainda temos duas frentes para reivindicar o que nos cabe por direito. Nasci em Porto União, aqui cresci, estudei, me profissionalizei, casei, tive e criei os meus filhos, ajudo a encaminhar os meus netos e preciso de razões convincentes, fortes, positivas e decisivas para questionar e, quiçá, reconsiderar minha decisão e aceitar toda uma reorganização administrativa e política objetivando o bem comum”.