Feriado é obrigatório no aniversário de Porto União

Nesta quinta-feira, calendário de comemoração de aniversário mantém estabelecimentos privados e públicos fechados

·
Atualizado há 11 anos

Por Mariana Honesko

Desfile  -  08
Bolo de comemoração ao aniversário de Porto União em 2012 (Bruna Kobus/Jornal O Comércio)

Já está tudo pronto para a comemoração dos 96 anos de Porto União. De acordo com a organização do roteiro, a mudança ocorre apenas em caso de tempo chuvoso. O feriado municipal é obrigatório.

Estabelecimentos comerciais, supermercados e escolas não funcionam amanhã. Na sexta-feira, o recesso será mantido nos estabelecimentos de ensino. Nos Centros de Educação Infantil (CEIs), não haverá plantão na sexta-feira, de acordo com a secretaria da Educação. Os Correios mantém expediente normal na sexta, mas na quinta ficam fechados. O modelo também será aplicado pelas agências bancárias, que atendem ao público normalmente na sexta-feira.

Os Postos de Saúde não atendem na quinta-feira. O Sistema Único de Saúde (SUS), que atende no prédio do INSS, atende no feriado em regime de plantão. Na sexta-feira, os atendimentos voltam ao normal em todas as unidades.

Desfile e homenagens

A programação que celebra mais um aniversário de Porto União é aberta ao público de todas as faixas etárias e é gratuita. A organização, liderada pela secretaria de Cultura e Turismo, reúne civismo e entretenimento especialmente nesta quinta e sexta-feira. O programa, contudo, mantém atividades ao longo de todo o mês.

Amanhã, o ponto alto será o desfile cívico. O evento reúne 61 entidades. Conforme a secretaria de Cultura, as concentrações – na Rua Santos Dumont e Sete de Setembro – recebem os participantes logo após o almoço. O desfile começa às 13h30. O trajeto não é extenso: a dispersão está marcada para às 15 horas, na Praça Hercílio Luz. É lá que uma grande festa em prol dos 96 anos ocorre. “Teremos brinquedos infláveis para as crianças, distribuição de pipoca e pirulito, personagens Disney e pintura facial”, convida o secretário, José Gonçalves.

À noite, a partir das 19h30, o Clube 25 de Julho será palco para a entrega de Títulos de Cidadão Honorário. A promoção é da Câmara de Vereadores e será presidida pelo vereador Sandro Luciano Calicoski. O ex-prefeito de Porto União, Renato Stasiak, e o empresário Luis Antônio Hobi recebem a honraria.

De acordo com a Assessoria de Imprensa do Legislativo, a noite promete ser especialmente emocionante, ainda, para a família de Araceli Rodrigues Friedrich. Aos cem anos, completados em julho deste ano, a idosa recebe a Medalha do Contestado. Por estar acamada, o título será entregue nas mãos de seus quatro filhos. Mesmo morando em outras cidades do Estado, todos confirmaram suas presenças. Araceli foi a primeira vereadora em Porto União e no Estado de Santa Catarina.

Espetáculo

A Semana da Pátria e das comemorações de Porto União termina de maneira animada. A exemplo do que foi a Festa das Etnias, o calendário coloca em destaque, novamente, o folclore regional. Na noite de amanhã, a partir das 19 horas, o grupo folclórico Grünenwald se apresenta no palco do Cine Ópera. A entrada é gratuita. No final de semana, a festa desdobra-se no distrito de Santa Cruz do Timbó, que celebra seus 94 anos de fundação.