Greve termina com atendimento parcial de reivindicações

Agências voltaram a funcionar normalmente nesta segunda-feira

·
Atualizado há 11 anos

Por Mariana Honesko

Greve banco
Agências voltaram a funcionar normalmente ontem: movimento deve ser intenso até o final da semana

Mesmo não tendo todos seus pedidos aceitos de modo integral, os bancários retornaram esta segunda-feira, 14, ao trabalho. De acordo com os sindicatos, apenas parte das reivindicações foi atendida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban) mas, ainda assim, a classe decidiu pelo fim da greve.

Em União da Vitória, o movimento durou oito dias. “Acreditamos que a negociação foi boa. Tivemos parte do que pedimos atendido e outras cláusulas específicas, de cada banco, também foram ouvidas”, avalia o presidente do Sindicato dos Bancários de União da Vitória, Mário Lúcio Pereira Ferreira. Em Porto União, a paralisação foi apenas um dia mais longa. Na região, todas as agências voltaram a atender ao público normalmente nesta segunda-feira.

Mesmo sem um final exatamente bom, a categoria conquistou 8% do reajuste no salário e 8,5% no piso. Outros acertos, como as cláusulas sociais, de saúde e de prestação de serviços, foram atendidas parcialmente, atendendo a legislação das agências de maneira individual.

O retorno

Como já esperavam, os bancários terão bastante trabalho para dar conta do atendimento em massa dos clientes. Desde a manhã desta segunda-feira, as agências recebem um público bem maior do que nos dias convencionais. “Por isso pedimos para que as pessoas deixem para procurar os bancos nos próximos dias. Quem puder para deixar para ir ao longo da semana terá um atendimento melhor”, lembra Ferreira. O sindicato em Porto União amplia o prazo e acredita que o movimento seja intenso até o final da semana.