Por Mariana Honesko
Durante boa parte desta manhã, 25, a equipe de fiscalização da Receita Estadual de União da Vitória monitorou a operação que checou, especialmente, a inadimplência do IPVA de 2013. A blitz, apoiada pela Polícia Militar, ocorre na Avenida Marechal Deodoro, próximo ao quartel militar. “Quem não efetuou o recolhimento do imposto no ano passado, é retido e convidado a efetuar o pagamento”, explica o inspetor regional de fiscalização, Elder Marques.
Em uma prévia avaliação do comportamento dos motoristas quanto à quitação, a operação concluiu que a inadimplência é de aproximadamente 10%. Além disso, outros seis veículos, até às 10 horas de hoje, haviam sido pegos por transportarem cargas de modo irregular. “Sem nota ou com nota irregular”, pontua Marques.
De novo nas ruas
Há poucos dias, a Receita Estadual já havia realizado operação similar no centro da cidade. Na ocasião, o transporte irregular esteve em pauta. Para o inspetor regional, as operações são rotineiras, fazem parte do perfil do órgão, mas foram desencadeadas, em sua maioria, a partir de denúncias. “Toda vez que a riqueza sai de União da Vitória, não há uma transferência para a cidade. Por isso a importância deste trabalho. Registramos a riqueza e o estado nos devolve em forma de ICMS”, defende.