Irineópolis contabiliza mais de 30 famílias desalojadas

Algumas famílias estão abrigadas em casa de parentes, outras no Ginásio de Esporte; Defesa Civil está trabalhando no levantamento dos pontos de alagamento

·
Atualizado há 10 anos

iripa1Na tarde de domingo, 8, prefeito Juliano Pozzi Pereira decretou Situação de Emergência no município devido aos prejuízos incalculáveis causados pelas chuvas do final de semana em Irineópolis. Até o momento já existem mais de 30 famílias desalojadas em Irineópolis, contabilizando mais de 100 pessoas que já estão fora de suas residências. De acordo com informações da Secretaria de Desenvolvimento Comunitário algumas famílias estão abrigadas em casa de parentes, outras no Ginásio de Esporte e ainda uma família na Sociedade Recreativa e Cultural de Irineópolis. Refeições para os desabrigados estão sendo servidas no Centro de Referência da Assistência Social, além de cestas básicas que foram doadas aos necessitados.

Ainda na tarde desta segunda-feira, 9, equipes da Secretaria de Infraestrutura farão a retirada de pertences de mais outras famílias que residem às margens do rio Iguaçu. A Defesa Civil de Irineópolis está trabalhando no levantamento dos pontos de alagamento. A princípio se sabe que existem focos e estragos por todo o município. Desde sábado, 07, equipes da Secretaria de Infraestrutura trabalham para amenizar os alagamentos e também na retirada de famílias de áreas de risco.

iripa2Alerta

O alerta da Defesa Civil é para que as pessoas permaneçam em suas residências e  só saiam de casa em casos de urgência. Outro alerta é para que evitem cruzar alagados. Moradores de áreas de risco devem monitorar o nível de água e comunicar com antecedência a Secretaria de Infraestrutura do município para auxiliar na retirada de móveis e objetos pessoais em casos de inundações.

iripa3Utilidade Pública

A Secretaria de Educação cancelou as aulas em todas as escolas do interior do município até a quarta-feira, 11. Todas as linhas que fazem o transporte escolar também estão suspensas até que a situação volte à normalidade. A Secretaria de Saúde cancelou o atendimento nos postos de saúde das localidades do interior, o retorno se dará assim que a situação das estradas volte à normalidade. Também em virtude do mau tempo a fase microrregional do Moleque Bom de Bola que aconteceria em Irineópolis nos dias 10, 11 e 12 foi cancelada. Nova data deve ser marcada. O Cras do município também está com as atividades estão suspensas até que a situação das inundações seja controlada.

Caminhões e veículos pesados estão proibidos de transitar pelas estradas do município durante este período para não prejudicar ainda mais a conservação das vias. As aulas dos cursos do Pronatec estão suspensas até que a situação da BR 280 entre Porto União e Irineópolis seja normalizada. O escritório municipal da Cidasc está com as atividades canceladas devido às inundações do rio Iguaçu. O retorno está previsto para a quarta-feira, 11, na rodoviária municipal.

Da Assessoria