Por Mariana Honesko
A Sanepar está implantando um novo sistema de leitura das contas de água. Por isso, algumas mudanças já estão ocorrendo na capital e região metropolitana do Paraná. Conforme o escritório regional, a alteração não afeta os clientes de União da Vitória e Porto União. “Aqui, o sistema continua o mesmo”, pontua o gerente Bolívar Luiz Menoncin Junior.
Em Curitiba, por outro lado, a mudança provoca alteração na data de vencimento das contas. Com isso, a leitura poderá ser feita em prazo menor do que os tradicionais 30 dias. Assim, alguns clientes podem receber duas contas no mesmo mês. Ao longo do ano, serão 12 faturas para pagamento em até 15 dias após a leitura.
O novo sistema começou a ser implantado em abril do ano passado e na primeira etapa já atendeu 150 mil clientes. Desde janeiro, a segunda fase do projeto afeta 700 mil clientes na capital e nos municípios de Colombo, Almirante Tamandaré, Pinhais, Piraquara e São José dos Pinhais. As mudanças ocorrem de maneira gradativa até o início de agosto.
Conjuntos habitacionais exigem mais
Em União da Vitória, a Sanepar deve ter mais trabalho. O roteiro de leitura, por conta dos novos conjuntos habitacionais – especialmente no Conjunto Panorama – vai exigir adequações. “Vamos mudar o roteiro e talvez contratar mais pessoas”, informa Bolívar. A mudança, contudo, é pequena e bem menor, inclusive da que ocorre na capital. “Não é nada que possa comprometer nossos clientes”, ressalta.
Para quem tem dúvidas
A chegada de duas contas de água no mesmo mês pode causar dúvidas e provocar reclamações. O pedido da Sanepar é para que clientes com queixas procurem informações pelo 115, gratuito, ou nas centrais de relacionamento, por meio de portais na internet.