Quem depende de lotação, vai precisar de habilidade e de simpatia para saber o ponto de parada de cada linha. Além de uma boa visão, para enxergar de longe a identificação da frota, vale também o boca-boca. Na conversa do cotidiano, o entendimento fica um pouco mais claro. A falta de informações sobre as linhas, horários e ponto de parada dos ônibus do transporte público, já foi assunto apurado por O Comércio. De novo, ele volta ser preocupação dos usuários.
Hoje, quem frequenta o terminal, encontra muitos anúncios, desde a venda de cama elástica ou endereços de estúdios de tatuagens. Nenhum, porém, indica as linhas, tampouco seus horários. Conforme a direção da Piedade, pelo menos quatro tentativas para a colocação de placas já foram feitas. “Mas todas as vezes o pessoal arrancou tudo”, conta o gerente da empresa, Luciano Kretschemer.
A ausência de detalhes sobre as linhas é ruim até para os motoristas. Conforme, Carlos Iaras, além de precisar informar os usuários, eles mesmos tem dificuldades em entender o funcionamento do terminal. “Nós já pedimos para que as informações fossem colocadas. Ajudaria muito”, comenta.
Mas, não há previsão de mudanças. Por enquanto, os usuários podem descobrir mais sobre as linhas por meio do site da empresa. O portal disponibiliza os horários e as ruas percorridas pelos ônibus. Quem prefere a versão impressa, também pode pedir as tabelas nos guichês de atendimento, na própria Piedade, em São Cristóvão.
É possível ainda comprar créditos para o cartão. O ponto que estava na praça Visconde de Nácar, onde fica o terminal, está fechado há dois anos e não deve mais voltar a funcionar. A compra é de créditos, com pagamento em boleto bancário. “O cartão é abastecido no ônibus”, lembra Kretschemer.