Depois da novela da envolvendo o local onde seria instalada a nova Unidade Prisional de União da Vitória, a Área Industrial denominada Cacique finalmente começa a ganhar contornos de realidade. O prefeito Pedro Ivo Ilkiv decidiu pela instalação do Centro de Detenção Provisória de União da Vitória na Área Industrial “Invernadinha”, no acesso à Colônia Rio Vermelho. Com isso a Área Industrial, às margens da BR-153, vai ser utilizada somente por empresas. A prefeitura iniciou a terraplanagem do terreno onde será instalada a nova Área Industrial, ao lado do Posto Cacique.
De acordo com o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Antonio Oscar Nhoatto, o terreno tem 628 mil metros quadrados, sendo 1.800 metros de frente para a BR. No local devem ser instaladas aproximadamente 22 novas empresas. A expectativa é que sejam gerados aproximadamente 800 postos de trabalho. Nhoatto ressalta que a nova Área Industrial será instalada em um local estratégico, uma vez que a BR-153 é o corredor para o Mercosul e passa por ampla restauração.
A prefeitura tem auxiliado os empresários a se habilitarem para que consigam adquirir recursos junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), por exemplo, para expandir seus empreendimentos. Além de trabalhar para atrair novas empresas o prefeito observou que a prefeitura ainda tem apoiado as empresas já instaladas no município, para que estas possam ampliar seus negócios. Uma das empresas que tem recebido o apoio da administração municipal neste sentido, segundo Pedro Ivo ilkiv, é a In Brasil. “A prefeitura realizou terraplanagem para que a empresa possa instalar sua nova unidade, na Auto Via João Reolon, no Bairro São Gabriel, e aumentar o número de vagas”, disse o prefeito.
O prefeito reforça que para atrair empresas, e mesmo para que as já instaladas possam ampliar seus empreendimentos, é necessário também que o município disponha de mão de obra qualificada. Por isso, a prefeitura tem investido em cursos, em diversas áreas, principalmente por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), criado pelo Governo Federal. Ainda em relação a qualificação profissional, Ilkiv ressalta que a construção do campus de União da Vitória do Instituto Federal do Paraná (IFPR), vem para agregar. “Será oferecida educação de qualidade e gratuita.
Outras áreas industriais
A área industrial da Cepevil, segundo Nhoatto, dispõe de 16 lotes, sendo que, nove pedidos de instalação de empresas foram protocolados. Na Vitorino Bona, os nove lotes já estão com processos encaminhados. A Invernadinha está com todas as áreas ocupadas. Quatro empresas manifestaram interesse em se instalar naquele local e parte da área foi destinada para a construção do Centro de Detenção Provisória. De acordo com o Secretário, ao todo, 22 empresas estão aptas para se instalarem no município e devem gerar aproximadamente 1.200 empregos.