Por Mariana Honesko
Servidores públicos comemoram seu dia nesta segunda-feira, 28. Diante da data, os departamentos das Cidades Irmãs organizam seus expedientes. Em União da Vitória, a prefeitura e a Câmara de Vereadores não terá atendimento ao público. A exceção vale para os serviços de urgência e emergência nas áreas de saúde. A prefeitura de Porto União mantém o mesmo cronograma. Na segunda, nem o órgão nem a Câmara de Vereadores terá expediente. De acordo com o comunicado já enviado à imprensa pelas prefeituras, a comemoração está regulamentada pela legislação – a Lei número 121/2013 – que define todos os feriados previstos para o ano.
Agências bancárias e os Correios atendem a população normalmente nesta segunda-feira.
Escolha de datas
Nem todos os órgãos deixam de funcionar hoje. O Detran, em União da Vitória, por exemplo, lançou a comemoração para o dia 1 de novembro, véspera do feriado de Finados. Já o Fórum vai funcionar e comemora do Dia do Servidor apenas em 14 de novembro, véspera do feriado do dia 15. Em Porto União, o Fórum decidiu adotar o dia 28 e também não vai atender ao público.
Nas escolas
Em União da Vitória, as escolas e centros de educação infantil do município não terão aula. Na rede estadual, bem como nas privadas, as aulas seguem normais. Diferente de União, as aulas não estão suspensas na rede de ensino de Porto União. Na rede estadual e municipal elas seguem normais.
Homenagem foi criada por Getúlio Vargas
A data foi criada em 1943 pelo então presidente Getúlio Vargas. O termo “servidor público” foi criado a partir de 1990, quando o Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União nasceu. De lá para cá, o nome é usado por todos os trabalhadores dos órgãos dos governos Federal, Estadual ou Municipal.