Atualmente, existem diversos animais abandonados em União da Vitória e outros que seus proprietários não têm condições de fazer castração ou até mesmo de curar ferimentos. Para amenizar esse problema e atender uma solicitação dos protetores de animais, o prefeito Pedro Ivo Ilkiv determinou algumas ações.
A prefeitura do município contratou a protetora de animais Marlene Goulart Jakubiw para cuidar de um projeto de proteção aos animais de estimação. Inicialmente, será necessário encontrar um espaço, distante de áreas residenciais, para criar um canil de passagem.
Numa segunda etapa, Pedro Ivo pretende estabelecer uma parceria para colocar chips nos animais. Depois de concluída essa fase, será feito um recenseamento de todos os animais e uma campanha de castração, por setores do município. Ele pretende evitar a vacina anticoncepcional porque prejudica os animais.
Sem feiras de animais
Pedro Ivo conta que atendeu inúmeros pedidos dos protetores de animais, para evitar a realização de feiras de animais em União da Vitória. Ele destaca que, muitos animais podem ser adotados e “não dependem de pedigree para criar vínculo com o seu dono, e sim da afetividade”. O prefeito ainda ressaltou que muitas pessoas adquirem um animal de raça e abandonam um cachorro sem pedigree, por isso é necessário trabalhar a consciência das pessoas sobre os animais de estimação. “Essas são as nossas propostas para conter o crescimento da população de animais abandonados nas ruas e para encaminhar adoções”, disse o prefeito.
Na semana passada a Unidade Móvel da Super Rádio União registrou a presença de animais de grande porte em frente à um estabelecimento comercial de União da Vitória. Os cachorros estavam dormindo na calçada. Já no início desta semana uma acidente envolvendo uma moto em um cachorro aconteceram na Rua Expedicionário no fim da tarde.
As medidas estabelecidas pelo prefeito serão de suma importância para conter o crescimento de cães de rua. Pois se as medidas não forem aplicadas as ruas de União da Vitória estrarão contando com um cachorro a mais a cada dia que passa.
Cuidar e zelar pelos animais que tem em casa são questões protegidas por lei. E afinal não são eles os melhores amigos dos homens?