Prejuízos causados pelas chuvas no Paraná já somam 500 milhões de reais

·
Atualizado há 10 anos

Os prejuízos causados pelas chuvas no Paraná foram estimados em 500 milhões de reais. O valor consta no levantamento preliminar apresentado aos conselheiros da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil durante reunião, nesta quarta-feira no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

O balanço inicial leva em conta relatórios feitos pelos municípios e cadastrados no Sistema Estadual de Defesa Civil. O chefe da Casa Militar e coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Adilson Castilho Casitas, disse que o valor total dos prejuízos pode ser, ainda, muito maior.

Os órgãos estaduais também devem contabilizar os danos, principalmente na área de infraestrutura rodoviária, saneamento e energia. O oficial explicou que a previsão é fechar os números até o final desta semana. Com os valores determinados, o balanço vai ser levado ao governador Beto Richa para que o Estado possa formalizar um pedido de recursos federais.

A prioridade do governo estadual é restabelecer os serviços essenciais à população, como o desbloqueio e recuperação das estradas e das ligações de energia e água. Em todo Paraná, até o momento, são 131 municípios em situação de emergência. Mais de 492 mil pessoas foram afetadas. Enquanto os efeitos das chuvas não terminam, toda a estrutura do Governo do Estado está mobilizada para a campanha de doação de donativos.

Somente nesta quarta-feira foram encaminhados o montante de mais de 1 milhão de reais em ajuda aos municípios, como o fornecimento de colchões, cobertores, cestas básicas, material de limpeza e higiene.

Fotos: Agência de notícias do Paraná