A Receita Federal liberou na manhã dessa segunda-feira, 25, o programa gerador do imposto de renda 2013. Para fazer o download do programa, o contribuinte deve acessar o site da Receita pela internet. Mas fique tranquilo, caso não saiba o que fazer, a Receita publicou um passo a passo na internet que mostra os procedimentos para a entrega da declaração.
Os contribuintes que entregarem a declaração no início do prazo, sem erros, e tiverem direito a restituição terão a chance de receber o dinheiro nos primeiros lotes.
Estão obrigados a declarar os contribuintes que receberam rendimentos tributáveis cuja soma foi superior a R$ 24.556,65 em 2012. O valor foi corrigido em 4,5% em relação ao ano anterior. A obrigação de declarar alcança também aqueles que receberam rendimentos isentos, não tributáveis ou tributados exclusivamente na fonte, cuja soma foi superior a R$ 40 mil.
A expectativa da Receita Federal é receber 26 milhões de declarações. Em 2012, um total de 25.244.122 contribuintes enviou a Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física.