Por Mariana Honesko
A expectativa não se confirmou. Em abril, a Secretaria da Educação de União da Vitória apontava problemas na licitação como justificativa para a lentidão na entrega dos uniformes. Neste mês, ela é novamente apontava como pivô da ausência. O ano letivo termina no dia 17, mas os uniformes ainda não vieram. “Houve atrasos na licitação”, explica o secretário, Célio Calikoski.
Segundo ele, em conversa e acordo com os diretores da Rede Municipal, os kits devem ser entregues apenas no início do ano letivo de 2014. “Acertamos com elas que seria melhor deixar para o ano que vem mesmo”, ressalta. A compra dos uniformes ocorre há cerca de oito anos. Este é o primeiro que registra atrasos. Calikoski atribui à falha, ainda, a falta de experiência no processo de compra.
Para o próximo ano, quatro malharias – todas de outras cidades – atuam na confecção do material. Depois, uma pequena amostra das peças já prontas é analisada em Brusque (SC) em uma empresa credenciada ao Inmetro. Em 2012, esta análise barrou exemplares produzidos, na época, por uma malharia do Mato Grosso. Logo, porém, a distribuição seguiu normal.
Recebem o uniforme todas as crianças matriculadas na Rede Municipal, do Jardim I ao quinto ano do Ensino Fundamental. Cada estudante recebe um kit. Nele, há duas camisas, jaqueta, calça e bermuda. O investimento é próprio e alcança cerca de R$ 650 mil. Para 2014, a previsão é de que seis mil alunos recebam o material.
Cobrança
O Grupo Verde Vale de Comunicação já discutia o atraso no início do ano. No dia 22 de abril, matéria veiculada no Portal Vvale pontuava as queixas dos pais. Na época, o secretário já falava em atrasos no processo licitatório. Em abril, a previsão era de que em junho todo o material teria sido entregue.