Vara da Infância já está em novo endereço

Após saída do Fórum, mais de dez salas foram disponibilizadas no imóvel

·
Atualizado há 11 anos

Por Mariana Honesko

Nova Vara da Infância - 01
Sala multiuso é uma das novidades na nova sede da Vara da Infância

A nova estrutura garantiu elogios de quem ontem visitou o espaço. Instalada no prédio que abrigou por vários anos a Justiça Federal, no centro de União da Vitória, a Vara da Infância e da Juventude estreou com trabalho. Ontem mesmo, no primeiro dia na casa nova, audiências já foram realizadas. A vara usa agora dois pisos, oferece elevador e rampa e salas especiais para as entrevistas com crianças.

A mudança tem apenas um motivo: falta de espaço. “O fórum, como um todo, cresceu muito nos últimos anos. Tivemos o incremento de duas novas varas e dois juízes substitutos. Além disso, os juízes têm uma assessoria maior e para comportar tudo isso não havia mais como. Já estávamos trabalhando de maneira precária”, explica o juiz da vara, Carlos Eduardo Mattioli Kockanny.

A mudança é uma decisão dos juízes e garante fôlego até que a construção do novo fórum, próximo ao Terminal Rodoviário, saia do papel. Enquanto o imóvel é apenas um desenho, os juízes organizam-se como podem. No entendimento do Tribunal de Justiça, a Vara da Infância merecia um espaço maior, já que atende um público especial e, principalmente, menores de idade.

Além de ser bem maior, o novo endereço traz novidades em sua estrutura. O ambiente reúne, por exemplo, sala de reuniões para os profissionais inscritos na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), sala multiuso e ambientes amplos para as audiências. “Fizemos várias adaptações mas como o local era sede da Justiça Federal, já havia um preparo. Além disso, liberamos um bom espaço no fórum, que não era o ideal para nós. Faltava espaço para atendimento da pedagoga, da psicóloga. Todos saíram ganhando”, avalia o juiz da pasta. Do fórum sai inclusive, parte dos arquivos, o que garante mais salas livres. “Tanto aqui as pessoas serão atendidas bem quanto no fórum”, diz.

Para Kockanny, a mudança representa mais do que alívio para o trabalho. Agilidade no processo e envolvidos atendidos com mais atenção estão entre as propostas da equipe. “No fórum nós fazíamos um mutirão de audiência para diminuir a pauta. Quanto mais salas, nós conseguimos fazer mais audiências em menos tempo”, explica. A ação deve reduzir para 30 dias as pautas que no fórum levavam de dois à três meses para serem concluídas.

Nova Vara da Infância - 02
Na estreia, juiz da pasta já realizou audiência e reuniões de trabalho

O endereço reúne também um espaço para que crianças e adolescentes sejam ouvidas sem a necessidade de outras pessoas no mesmo ambiente. O local terá equipamento de som e um vidro translúcido – aqueles que permitem visão para quem está do lado de fora – que podem ser usados no momento em que os menores são assistidos por assistentes sociais ou psicólogas.

A medida garante preservação de informações e atende uma determinação do Conselho Nacional da Justiça, que sugere a adaptação.

Elogios na estreia da nova casa

Ontem, o promotor da Vara da Infância e da Juventude, visitou o colega de pasta. Sem medir as palavras, Júlio Ribeiro de Campos Neto, garantiu que jamais havia conhecido lugar semelhante. “Confesso que nestas andanças pelo estado do Paraná não vi uma Vara da Infância com a estrutura que vi aqui. Isso me deixa muito feliz”, sorri.

Para ele, a realização de um bom trabalho também depende de uma boa estrutura. “Vejo que aqui o doutor Carlos foi prestigiado com uma nova sede e isso é merecido. Com essa estrutura, a sociedade só tem a ganhar”, endossa. “Desejo os maiores sucesso nos direitos do povo regional”, completa.

Onde fica?

A Vara da Família atende agora na rua Professora Amazília, 780, esquina com a rua Costa Carvalho, no centro de União da Vitória.