Por Mariana Honesko
De acordo com pesquisa feita pela Serasa, as vendas para o natal cresceram 2,7% em todo o País na comparação com o mesmo período do ano passado. Segundo a entidade, foi o ano mais fraco desde o Natal de 2003, quando começou a ser realizado o levantamento. O número só ficou maior no final de semana que antecedeu a data – entre os dias 20 e 22 – quando as vendas subiram 2,1%, também na comparação com 2012. Para os economistas da Serasa, o encarecimento do crédito gerou crescimento mais fraco das vendas de Natal neste ano. O nível de endividamento também pode ter interferido nas compras.
Na contramão da expressão dos lojistas da maior parte do Brasil, os comerciantes em União da Vitória e Porto União comemoram boas vendas. A Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) ainda não divulgou números em relação às vendas para a data mas, com base no movimento e até na falta de produto nos estoques, acredita no crescimento das vendas. “A previsão que nós tínhamos de que seria um ano mais retraído, com fechamento negativo, não ocorreu. Na última hora as pessoas saíram às compras, o movimento foi satisfatório”, disse o presidente da CDL, Luciano Karpovisch.
Nos próximos dias o comércio local enfrenta a semana de trocas de presente. Ao que parece, o movimento deve ser tranquilo: boa parte das compras ocorreu antes do Natal e as trocas acompanharam a mudança no comportamento.
Vendas de Natal, entre os dias 18 e 24
2003 – 17%
2004 – 16,1%
2005 – 6%
2006 – 5,6%
2007 – 5,3%
2008 – 2,8%
2009 – 4,1%
2010 – 15,5%
2011 – 2,8%
2012 – 5,1%
2013 – 2,7%