O município de Irineópolis foi oficialmente reconhecido como a Capital Nacional do Trator. O título foi conferido pela Lei 15.015, publicada na quarta-feira, 13, no Diário Oficial da União.
A lei, promulgada pelo presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, teve origem no Projeto de Lei 1.039/2020, de autoria do senador Esperidião Amin (PP-SC). A proposta já havia sido aprovada em abril de 2023 pela Comissão de Educação e Cultura (CE) no Senado e pela Câmara em junho deste ano.
Para Rodrigo Jurk, secretário de Administração e Finanças de Irineópolis e coordenador da Festa do Trator, “esse reconhecimento é fruto de muito trabalho, dedicação, não só dos órgãos públicos, mas também de toda a comunidade, a população em geral, o setor de comércio, os serviços, e principalmente, o setor agropecuário”.
Em sua 9ª edição neste ano, a Festa do Trator se tornou a maior festa do agronegócio na região, com feiras, exposições, gastronomia, shows e o ‘tratoraço’, o desfile de tratores que acontece a cada dois anos.
Em 2022, na 7ª edição da Festa, que comemorou os 60 anos de emancipação político-administrativa de Irineópolis, o Município bateu o próprio recorde com o desfile de 974 tratores. O recorde anterior foi em 2015, quando 910 tratores desfilaram pela avenida 22 de julho.
“A nossa festa, que já é uma tradição, tem se tornado cada vez mais um evento importante para toda a região. Isso mostra o quanto o evento tem impactado a cultura e também a economia de toda a cidade”, destaca Jurk.
“Para nós, esse título não é apenas uma conquista simbólica, mas é uma valorização da nossa história, da nossa gente, da Festa do Trator, que além do desfile conta também com uma série de atividades ao longo de todo o ano. E a gente fica muito feliz com o reconhecimento e, com certeza, isso vai trazer ainda mais visibilidade para a nossa cidade, para os nossos empreendimentos turísticos, impulsionando o turismo rural, aqui da cidade de Irineópolis, nosso comércio de forma geral. O trator, para nós, não é apenas um veículo, ele é uma ferramenta de trabalho e esse reconhecimento com o título Capital Nacional do Trator vem, sem dúvida nenhuma, coroar e valorizar ainda mais a todos os nossos produtores aqui de Irineópolis e de todo o Brasil”, comemora o secretário.