Porto União se prepara para mais uma edição da tradicional Festa da Fogueira no bairro São Pedro. Em sua 87ª edição, o evento promete, como sempre, encantar moradores e visitantes com a grandiosidade e o calor de sua fogueira, símbolo de união e celebração da comunidade.
Os preparativos para a construção da fogueira começam bem antes de sua montagem. “Após a construção da fogueira, já começamos a pensar na próxima. Precisamos planejar onde conseguir a madeira, a logística para transportá-la, preparar os buracos para fixar os eucaliptos que darão sustentação, organizar guindaste e retroescavadeira para encaixar a base de madeira, além de equipamentos para cortar e rachar a madeira. Também contamos com voluntários para cortar, rachar, erguer e empilhar a madeira, e voluntárias para preparar o lanche dos trabalhadores”, explicou os organizadores.
Quando a madeira chega ao pátio, a depender das condições climáticas, são necessários aproximadamente quatro finais de semana para concluir a construção.
Este ano, a fogueira foi finalizada no último final de semana, nos dias 1 e 2 de junho, contando com a participação de 40 voluntários dedicados a manter viva essa tradição que já perdura há oito décadas.
A fogueira, que há 12 anos mantém a altura de 22 metros, é planejada com prioridade à segurança dos participantes do evento. “Fogueira de São Pedro e São Paulo, 87 anos de tradição. Esta chama não pode apagar”, enfatiza a comunidade, reforçando o valor histórico e cultural da celebração.