Teve início nesta quarta-feira, 23, prosseguindo até o dia 26 de outubro, acontece o V Congresso Brasileiro da Guerra do Contestado, com o tema 110 anos da Guerra Insepulta do Brasil – Dos “Mandamentos da Natureza” da sociedade sertanejo-cabocla, a relação espaço-tempo na Geografia.
O evento organizado pelo Campus União da Vitória do IFPR e da Unespar, contará com exposição artística, palestra, mesa-redonda e apresentação de trabalhos.
Na abertura do congresso, foi feita a inauguração da exposição Contestado, 110 anos do massacre insepulto: frações e imagens do sertão caboclo, no Campus União da Vitória, e trará fotografias de autoria da professora da Unespar, Diane Daniela Gemelli, e objetos sobre a Guerra do Contestado organizados pelo professor da Universidade Estadual de Londrina, Nilson Cesar Fraga.
Os estudantes da unidade também participarão do evento realizando a apresentação de trabalhos.
Confira abaixo a programação completa:
Quinta-feira – 24 de outubro
9h – Dialogando sobre os “Mandamentos da Natureza” do Monge João Maria enquanto formador do ethos e da cultura cabocla, com estudantes do ensino Técnico em Meio Ambiente e com o professor da Universidade Estadual de Londrina, Nilson Cesar Fraga.
Local: IFPR
14h às 18h – Lentes que espelham o Contestado: Contribuições Científicas
Local: Unespar
20h – Pré-estreia do documentário: Luta da Erva, da Plural Filmes – Cineasta Marcia Paraiso, 2023, 80 min.
Local: Cine Gracher de Porto União.
Sexta-feira – 25 de outubro
14h às 18h – Lentes que espelham o Contestado: Contribuições Científicas
Local: Unespar
19h – Mesa redonda de Encerramento: “Você tem sede de que?” – Natureza, Fome e Fé. Palestrantes: professora de geografia da Unespar, Diane Daniela Gemelli, professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná, Vanessa Maria Ludka, e professora da Unespar, Alcimara Aparecida Foetsch.
Local: Unespar
Sábado – 26 de outubro
6h às 16h – Trabalho de Campo: Percorrendo e refletindo a Guerra do Contestado no Coração do Contestado, município de Lebon Régis – Crematório de Cadáveres de Perdizinhas, Serra da Boa Esperança, Pouso de São João Maria, Cemitério e Cepo da Igreja incendiada por bombardeio.