Um vídeo compartilhado nas redes sociais vêm gerando preocupação para pescadores da região de São Mateus do Sul. Nas imagens, um homem grava a beira do Rio Iguaçu e alguns peixes em uma pia. Ele mencionando ‘piranhas encontradas’ no Rio.
“E aí pessoal, São Mateus do Sul, Rio Iguaçu, dia 19 de novembro de 2024… Oque começou a aparecer aí no Iguaçu? Piranhas! Olha aí os dentinhos das bichas aí, já limpa essas três aí, então vamos ver se pegamos mais”, disse o vídeo que vem sendo compartilhado na internet.
Acontece que o responsável pelo vídeo afirmou se tratar de uma ‘brincadeira’, e os peixes foram pescados na verdade em Mato Grosso, e NÃO em São Mateus do Sul.
Em contato com a Secretaria de Meio Ambiente, eles informaram que receberam o vídeo e nenhuma evidência concreta chegou até eles sobre a possibilidade de piranhas no Rio, mesmo se tratando de uma fake news, eles seguirão monitorando. “Vamos monitorar, e se mais alguém possuir alguma evidência concreta, pode entrar em contato conosco”, disse.
Por que o perigo?
As piranhas representam um perigo significativo para outros peixes, especialmente em ambientes onde há escassez de alimento. Elas são predadoras oportunistas e utilizam sua mandíbula poderosa e dentes afiados para capturar e consumir presas rapidamente.
Além disso, elas podem atacar em grupos para abater peixes maiores, especialmente quando há competição por alimento.