Uma boneca e muita imaginação

Projeto desenvolvido no Núcleo de Educação Balão Mágico em Porto União desperta a leitura e a afetividade nas famílias

·
Atualizado há 9 anos

Uma boneca, uma mala de leitura, um caderno de desenho e muita imaginação. Assim é o projeto desenvolvido pelo Núcleo de Educação Infantil, (NEI), Balão Mágico no bairro Bela Vista em Porto União, que também atende as crianças do Conjunto Porto União.

O projeto começou no segundo semestre deste ano, através da professora Silvana Rebonatto da Rosa. Ela contou a história através do livro “As aventuras de Bambolina” um livro apenas ilustrado que faz a imaginação despertar. Depois da leitura do livro, a professora que já tinha a boneca a deixou na sala de aula. Quando as crianças retornaram do intervalo a surpresa, naquela pequena e aconchegante sala de aula uma visita inesperada e bem colorida tinha chego. A boneca Bambolina estava lá.

Para a surpresa da professora os alunos acreditaram que a boneca realmente saiu do livro. “Eu acreditei que eles pensariam que a boneca tinha vindo da rua, mais não, eles realmente acreditaram que ela saiu do livro. Isso foi surpreendente”, lembra a professora.

A turma que trabalha com o projeto tem no máximo 04 anos e são alunos do Maternal II.

O projeto

A cada dia, uma criança leva a boneca, a mala de leitura, o livro e um caderno de desenho para casa. Com a família, a Bambolina participa das atividades e depois os pais contam a historia para os filhos e o que foi feito na companhia da boneca é desenhado pelo próprio aluno com o auxilio dos pais no caderno de desenhos. E, é nele, que a imaginação corre solto, e a bambolina aparece vendo televisão, jantando junto com a família, e até mesmo, em atividades extra classe. Uma aluna contou que a bambolina já foi até para o balé com ela, e outro, até dormiu com a boneca.

Para a diretora do Nei, Fernanda Alves de Lima a afetividade o senso de responsabilidade é o que mais chama atenção do projeto. “Incentivamos com isso a leitura, e ainda, conseguimos aproximar ainda mais os pais dos filhos”, lembra.

Atualmente o núcleo atendente 59 crianças, que ficam por lá o dia todo. O sucesso da boneca é tanto, que uma outra Bambolina já está sendo feito e logo, logo deve chegar nas outras turmas.

Fotos: Jaqueline Castaldon