Construído muro de contenção da casa sujeita a desabar em Porto União

A família de Elizabeth Carpes da Silva já retornou para o lar que fica localizado na Rua Barão do Rio Branco

·
Atualizado há 12 anos

Muro de Contenção na Rua Barão do Rio Branco, em Porto União. (Foto: Wannessa Stenzel)

Quem passa pela Perimetral consegue avistar no alto da Rua Barão do Rio Branco, em Porto União, a construção de um muro de contenção em uma casa sujeita a desabar. O fato é que em junho deste ano a proprietária do imóvel, Elizabeth Carpes da Silva, estava apavorada com o anúncio da Defesa Civil de que a sua casa estava sujeita a desmoronar.

O que aconteceu no local foi que o desabamento ocorreria em razão de uma grande retirada de terra no local, aliado ao tempo chuvoso do período. O proprietário do imóvel, ao qual ocorreu a retirada de terra, é natural de União da Vitória, mas atualmente mora em Guarapuava. Em contato com a Defesa Civil de Porto União, o proprietário, com o primeiro nome de Carlos, recebeu o comunicado de que deveria auxiliar na construção de um muro de contenção no local.

Quatro meses após o ocorrido a reportagem de O Comércio foi até o local e constatou que o muro de contenção foi construído. Também foi verificado que a família de Elizabeth segue morando na casa, agora com uma visível proteção no local.

Uma das coordenadoras da Defesa Civil de Porto União, Ana Paula Salvadori, explica que a Defesa Civil acompanhou os tramites para assegurar o retorno da família com segurança para casa. Ana Paula, em junho deste ano, acompanhada do Cabo Ademar Lírio e do Engenheiro Florestal Sidnei Vitor Golemba, estiveram no local para uma vistoria. A equipe solicitou que a família deixasse o local até a colocação do muro de contenção na residência. Ana Paula admite que o proprietário do terreno arcou com as despesas do muro de contenção.

Vale lembrar que o problema aconteceu porque faltou a presença de um engenheiro durante a terraplanagem para que não atingisse outros imóveis, como o que ocorreu. A casa está situada num barranco da rua e, por isso, foi preciso isolar temporariamente o terreno.

Atenção
De acordo com a Defesa Civil todo trabalho de escavação, assim como outras tarefas na terraplanagem, deve ser realizado com muito cuidado. Um estudo prévio das condições de edificações vizinhas é algo imprescindível. Também se deve atentar para as diferenças entre o nível (altura do solo) das construções vizinhas e do indicado no projeto de terraplanagem ou de construção.