A informação de um suposto acordo entre a Associação Amigos do Trem (AAT) e a Prefeitura de União da Vitória, deixou o Conselho de Turismo de União da Vitória (Codetur) atento. De acordo com informações colhidas junto à assessoria jurídica da prefeitura de União da Vitória o presidente da AAT, Marcelo Roveda, teria manifestado intenção de desistir da briga jurídica pela posse da Locomotiva “Maria Fumaça 310”. Segundo Ribas, a prefeitura não se opõe a extinção do processo, desde que a locomotiva volte para as mãos do município e isto é “inegociável”.
De acordo com o Codetur, os prejuízos com a Maria Fumaça parada são incalculáveis par o setor de turismo do município. A prefeitura e o Codetur entendem que é preciso profissionalizar o negócio da Maria Fumaça. A empresa Serra Verde Express, maior operadora de trens turísticos do Brasil, quer profissionalizar os passeios turísticos com a Maria Fumaça. Para o Secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Antonio Oscar Nhoatto, com a posse da máquina, o Codetur pode ir retomando seus planos.
Ribas confirma o interesse de Três Barras (SC), Irineópolis e até Canoinhas pela locomotiva para incrementar o setor de turismo da região do planalto norte catarinense. O problema é que as condições da máquina são precárias e se continuar parada por mais tempo pode ficar sem possibilidade de restauração. Uma viagem longa não seria possível sem a recuperação total da máquina. O Codetur entende que a prioridade é União da Vitória e Porto União, onde o setor precisa da locomotiva para seu pacote de ofertas. Mesmo assim, o prefeito Pedro Ivo deve receber o prefeito de Três Barras para uma conversa sobre turismo.
Expectativas
A presidente do Codetur, Eliane Aparecida da Rocha Silveira disse que o conselho trabalha com a expectativa de ter a “Maria Fumaça” como carro-chefe do turismo em União da Vitória desde 2010. “Os turistas aproveitavam os feriados prolongados ou as férias de verão e inverno para conhecer uma das poucas locomotivas ainda em funcionamento no Brasil”, destacou. Com relação às informações do suposto acordo, o Codetur manifestou otimismo com a devolução da Maria Fumaça para o município. Martin Ribas disse que fecha a questão até sexta-feira, 08. Estamos de olho.