Pesquisa Mapa divulga primeiros números das eleições catarinenses

·
Atualizado há 6 anos

Foi divulgado essa semana, a primeira pesquisa de opinião sobre a eleição em Santa Catarina. A pesquisa foi realizada pelo Instituto Mapa. Conforme o instituto, o deputado federal Mauro Mariani (MDB) foi o mais lembrado tanto na pesquisa espontânea, quando não são apresentados nomes ao eleitor, quanto na estimulada. Décio Lima (PT) e Gelson Merisio (PSD) vêm em seguida, empatados tecnicamente. 19% dos eleitores declaram-se propensos ao voto nulo ou em branco.

Com a apresentação dos nomes dos candidatos ao governo, Mauro Mariani ainda lidera em números, com 17,6% das intenções de voto dos eleitores. Estatisticamente empatam Décio Lima e Gelson Merísio, com 12,6% e 12,1% dos votos, respectivamente. Brancos, nulos e indecisos somam 46% do eleitorado.

Segundo a pesquisa, os catarinenses seguem a tendência nacional, mostrando que boa parte dos eleitores estão sem interesse no assunto eleições. Cerca de metade dos entrevistados declara-se pouco ou nada interessada, contra 31% interessados ou muito interessados e 19% apenas mais ou menos interessados. Para o cargo de governador, faltando ainda cerca de 50 dias do pleito, dois terços dos eleitores ainda não têm em mente um nome de candidato no qual irão votar para o governo do estado.

Os eleitores que declaram não rejeitar quaisquer dos candidatos que ora se apresentam somam 41,6%. Décio Lima é alvo do maior índice de rejeição (33,4%), os demais têm índices de rejeição inferiores a 18%.

A pesquisa foi feita após as convenções que definiram as chapas na disputa pelo governo e por duas cadeiras no Senado.

 

eleicoes SC 2018 instituto mapa