A política do Paraná perdeu hoje, em um acidente aéreo, o deputado estadual Bernardo Ribas Carli (PSDB). A queda da aeronave onde estava o deputado aconteceu em Irineópolis (SC), quase na divisa com Paula Freitas (PR). O voo estava indo para União da Vitória, onde o deputado participaria da Festa dos Motoristas, que acontecia no distrito de São Cristóvão, em União da Vitória. O comandante da aeronave era Laércio Tavares, que também morreu no acidente. Havia um outro copiloto, mas seu nome ainda não foi confirmado.
O Portal Vvale conversou com exclusividade com um piloto que conhece e já fez voos na região de União da Vitória para tentar entender o que aconteceu com o avião que levava o deputado Bernardo Carli. Ele não quis se identificar, pois a análise que fez trata-se apenas de suposições, tendo em vista o conhecimento que tem das condições climáticas da região.
Segundo ele, o local onde o avião caiu seria onde as aeronaves geralmente realizam o procedimento de descida para pousar no aeroporto de União da Vitória quando o teto está baixo, por se tratar de uma região com relevo sem obstáculos. Teto baixo significa que a visibilidade conforme a altitude das nuvens em relação ao solo é pequena. Porém, no momento da queda, o teto estava muito baixo, tornando mais difícil o procedimento de descida. O local do acidente fica a mais ou menos 30 quilômetros do aeroporto.
O piloto descreve que hoje, dia do acidente, o teto estava em cerca de 300 pés, o que equivale a pouco mais de 91 metros. Então, as nuvens estavam a menos de 100 metros do chão. Provavelmente, o piloto furou as nuvens para tentar uma visibilidade e estava abaixo dessa altitude.
Desde ontem, a previsão do tempo em União da Vitória e região era uma manhã com muita nebulosidade.
Família do deputado divulga nota de pesar
A família de Bernardo Ribas Carli divulgou uma nota lamentando a perda. Veja na íntegra a nota:
“Neste domingo recebemos a avassaladora notícia de que Bernardo Ribas Carli, que havia saído de casa para cumprir com o seu trabalho de representante dos paranaenses, não mais retornará para nós.
Não há consolo nem palavras que consigam explicar a perda. O vazio provocado pela ausência física do nosso Bernardo permanecerá enquanto vivermos, mas é certo que em nossos corações ele estará sempre presente, como exemplo de um ser humano extraordinário.
Rogamos que Deus nos dê clareza para entender seus desígnios e forças para seguir adiante. Agradecemos todas as manifestações de conforto. O carinho que estamos recebendo é o que nos permite o mínimo de equilíbrio.
Neste momento, a dor e as medidas que precisam ser tomadas não permitem outras manifestações. Pedimos a compreensão de todos que nos procuram buscando informações.”
Família Ribas Carli