Manchas brancas nos dentes, como evitar?
O aparecimento de manchas brancas nos dentes (desmineralização do esmalte) é um problema comum associado ao tratamento ortodôntico que pode ser evitado com a prevenção adequada.
Quando os braquetes (aparelho ortodôntico) são colados na superfície dos dentes, o paciente em tratamento ortodôntico deve ter uma excelente higiene dental, pois as superfícies irregulares podem causar maior retenção de resíduos alimentares, formando a placa bacteriana de onde vêm os ácidos metabólicos, os quais podem dissolver o esmalte e causar as manchas brancas.
O desenvolvimento destas manchas está atribuído principalmente ao tempo prolongado de placa bacteriana acumulada em torno dos braquete e próximas a gengiva. Durante o tratamento ortodôntico o paciente deve realizar uma escovação adequada de gengivas e dentes para que não haja acúmulo de placa em torno dos braquetes e nem o aumento do tecido gengival. Portanto, se a placa bacteriana não for removida diariamente, por meio da escovação e do uso de fio dental, as manchas irão aparecer nos dentes.
Dificilmente as manchas brancas regridem ou desaparecem, por esse motivo é tão importante que os cuidados de prevenção sejam realizados. Quando for detectado o início da formação de manchas brancas, o ortodontista responsável pelo tratamento ou outro dentista deve ser procurado, visando resolver mais rapidamente o problema.