Outubro Rosa: Mobilização para a prevenção do câncer de mama

·
Atualizado há 12 anos

A 6ª Regional de Saúde de União da Vitória está enviando para os municípios da sua área de abrangência, materiais de divulgação do movimento internacional de mobilização contra o câncer de mama: Outubro Rosa. O mês é referência para a realização de atividades com vistas à prevenção.

A campanha surgiu no ano de 1997 nos Estados Unidos e ganhou o mundo com o objetivo de conscientizar as mulheres para a realização de exames periódicos contra o câncer de mama.

Laço
O laço cor de rosa é o símbolo mundial de solidariedade, comprometimento e mobilização desta campanha. No Paraná, a Secretaria de Saúde, adotou o laço em forma do símbolo infinito, para lembrar às mulheres que a prevenção é um cuidado que devem adotar por toda a vida.

O Diretor da 6ª Regional de Saúde, Dr Ary Carneiro Junior, esclarece que a mulher deve realizar sistematicamente o auto-exame das mamas e consultar com médico ginecológico anualmente. O profissional indicará quando e como realizar a mamografia.

O exame de mamografia deve ser realizado por mulheres com idade entre 50 e 69 anos em um intervalo máximo de 2 anos entre os exames. Já as mulheres com histórico familiar de casos devem realizar o exame a partir dos 35 anos.

Sintomas e cuidados
Nódulo único endurecido; Abaulamento de uma parte da mama; Inchaço (edema) da pele; Vermelhidão (eritema) na pele; Inversão do mamilo; Sensação de massa ou nódulo em uma das mamas; Sensação de nódulo aumentado na axila; Espessamento ou retração da pele ou do mamilo; Secreção sanguinolenta ou serosa pelos mamilos e/ou Inchaço do braço. Caso a mulher perceba algum dos sintomas do câncer de mama deve consultar um médico e realizar todos os exames necessários para o diagnóstico.