A Secretaria de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos vai contratar 1.235 agentes de cadeia pública, por meio de Processo Seletivo Simplificado (PSS). As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 31 de outubro. Os aprovados na seleção serão distribuídos por todas as regiões do Estado, para cuidar da carceragem de delegacias de polícia cujos presos hoje estão sob a responsabilidade da Polícia Civil. Com isso, o governo vai liberar policiais civis para o trabalho de investigação.
Parte dos selecionados vai substituir os agentes de carceragem da Secretaria de Estado da Segurança Pública que atuam em delegacias de polícia. No início de 2013, as delegacias passarão a ter gestão compartilhada com a Secretaria da Justiça, que assumirá a carceragem de 64 delegacias, se responsabilizando por 3.332 presos hoje a cargo da Polícia Civil.
Essa gestão compartilhada será mantida até que fiquem prontas as 14 novas unidades penitenciárias aprovadas pelo Ministério da Justiça para o Paraná. Até 2014 serão ampliadas oito unidades penitenciárias e construídos seis novos estabelecimentos penais no Paraná. Ao mesmo tempo, serão construídas ou adaptadas novas unidades para presos do regime semiaberto.
Das vagas abertas, 1.033 são para homens e 202 para mulheres. Os selecionados cumprirão jornada de trabalho de 40 horas semanais, em escala de 12 horas de trabalho por 36 horas de folga.
A inscrição para o Processo Seletivo Simplificado (PSS), a ser realizado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), poderá ser feita até as 23 horas do dia 31 de outubro deste ano, apenas pela internet, no endereço eletrônico da Cops/UEL: www.cops.uel.br. As provas acontecem simultaneamente em Cascavel, Curitiba e Maringá, no dia 25 de novembro.