Mais de 13 milhões de pessoas ainda não se vacinaram contra a gripe

·
Atualizado há 6 anos

O Ministério da Saúde informa que 13,1 milhões de pessoas ainda devem ir aos postos para receber a vacina contra a gripe até o dia 15 de junho. Até quinta-feira da semana passada, 7, 75,8% do público-alvo da campanha de vacinação contra a gripe já havia sido imunizada. No total, 54,4 milhões de pessoas devem ser vacinadas neste ano.

Mulheres que tiveram filhos recentemente são o público prioritário que mais procurou a vacinação, 86,7%, seguidas por idosos (86,6%), professores (85,4%) e indígenas (81,7%). Mais de 79% dos trabalhadores da saúde já foram imunizados, bem como 62% das gestantes. As crianças entre seis meses e cinco anos são o grupo com menor taxa de imunização até agora, apenas 57,5%.

Segundo a Pasta, caso sobrem vacinas após o fim da campanha, a imunização será ampliada para crianças de cinco a nove anos de idade e adultos de 50 a 59 anos. A campanha começou em abril, terminaria no começo deste mês, mas foi prorrogada. Hoje, é o prazo final de toda a mobilização.

No Vale do Iguaçu

Nas duas cidades do Vale do Iguaçu, a vacinação no grupo das crianças e das gestantes ainda registra o menor percentual de cobertura. No momento, a corrida é contra o tempo, já que hoje, a vacinação termina em todo o País. Conforme o chefe da 6ª Regional de Saúde de União da Vitória, Ary Carneiro Júnior, é importante que haja uma consciência maior da comunidade em relação à procura do medicamento.  Ele ressaltou que a vacina está disponível em todos os postos, de graça. “Estamos procurando fomentar a ida da população às unidades, especialmente as pessoas dos grupos de risco. Até o momento, não atingimos os 90% preconizados pelo Ministério da Saúde”, aponta o médico. Na região, o índice é de pouco mais de 82%. “Estamos aquém. Desejamos mais e, por isso, estamos com todos os agentes públicos trabalhando para que as populações venham, sejam sensibilizadas, e vacinem-se”, completa.

Além das gestantes e das crianças, precisam receber o medicamento trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, povos indígenas, puérperas (até 45 dias após o parto), pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Entrevista

Todo o conteúdo em áudio da entrevista feita com o chefe da 6ª. Regional, está disponível na página da CBN Vale do Iguaçu, a partir do Portal VVale. O acesso é gratuito. O endereço eletrônico é o https://www.vvale.com.br/cbnvaledoiguacu.